quinta-feira, outubro 27, 2005

Grande Reportagem: Os Telejornais

Grande Reportagem: Os Telejornais

Quem não gosta de ler, e quem não aprova – porque não! – diz que as letras são apenas pinturas sem significado num papel. E quanto aos Telejornais? São imagens de cores numa vida cinzenta?

Na grande reportagem efectuámos uma investigação à programação dos noticiários da televisão, e chegámos a algumas conclusões no campo da gastronomia.

É verdade, os factos são os seguintes: as estações de televisão são como a casa do normal português, que à falta de tempo, vontade ou dinheiro, decide guardar as sobras do almoço para o jantar, e, porque não dizer, que guarda as sobras para o dia seguinte.

O português tem por hábito comer muito e em escandalosa quantidade, no campo jornalístico a questão tem a mesma forma só que tratando-se de notícias: realizam-se umas quantas manchetes que vão sobejando durante um par de dias ou mais; não nos devemos esquecer dos casos de futebol, esses sim verdadeiras depressões dramáticas que duram uma semana.

“Aparentemente já dissemos o que tínhamos a dizer, porém vamos desenvolver o assunto no jornal das 20, e nos próximos 3 dias.” – Onde é que já escutámos isto (Nunca, é apenas imaginação nossa!), mas sabemos que as coisas acontecem assim.

O que escolher para “restos de comida, logo há noite”?
Temos este assunto da pirotécnica que explodiu nos arredores de Braga, uma passagem de nível em Ermesinde é recuperada, o corte ilegal de sobreiros em Palmela, o túnel do Marquês, a assassinato de um agricultor na cova da Beira, por causa de uma disputa de água com um vizinho, ou este homem agredido brutalmente em Rio de Mouro – um crime de contornos racistas?

Com algum melindre a equipa técnica decide-se pelo seguinte: abrindo o telejornal das 20 horas, agricultor da cova da Beira assassinado, homem agredido em Rio de Mouro; fábrica em Vila do Conde fecha (notícia muito curta, desenvolvida nas notas de rodapé); o caso do túnel do Marquês, logo seguido do caso do túnel de Ceuta; a política nacional – com o acompanhamento imparcial de Miguel Lousa Mamares - ; uma curta síntese das manhãs de uma vendedora de artigos de necessidade imediata, como guarda – chuvas na Avenida dos Aliados; reportagem integrada na categoria “Vidas”, depois as notícias mais recentes, isto é, se repararem bem, são aquelas que os senhores jornalistas realizam para o jornal da noite, pois tudo o resto é uma repetição ou síntese!

Como notícias mais recentes, temos: as festas do castelo estão a terminar, neste Outono continuará a seca, rotunda é deixada inacabada depois das eleições autárquicas, é descoberto mais um morto que afinal está vivo; e para terminar uma incursão ás última novidades zoófilas, com as mais recentes descobertas na reprodução assistida de pandas e de um cão que é viciado em televisão.

E a moda, havendo moda no final requinta-se, e o pivôt jornalístico deixa no fim um até amanhã com um sabor de cio pingado no olhar. Agora, depois das iguarias noticiosas bem esquentadas: a sobremesa das modelos! Abre a telenovela das modelos brasileiras boazonas.

É um mundo feito a correr, e tudo anda atrás da teta do entretenimento, as notícias no fundo não são precisas para mais nada, mas é necessário este cuidado paliativo, pois há muita gente que vive de e para este mundo.

Mas o que o português gosta mesmo é que o entretenimento venha com mais entretenimento, algo que lhe encha o espírito!

Quanto ás notícias – como na comida, a verdadeira comida – podemos fazer um panelão barrigudo de arroz com feijão que dá para toda a semana.

(25.10.05) Searaman & Blinkboy

segunda-feira, outubro 24, 2005

Última Hora: "Directamente do FAX"

ENRABADORES DE GALINHAS PREOCUPADOS COM GRIPE

Os amantes da zoofilía estão em crise!!!

Depois da doença das vacas louca, a brucelose das ovelhas...agora a gripe das aves!!!

Os enrabadores de galinhas recusam arcar com as culpas e estão preocupados com o repentino surto da doença...

A Associação dos Enrabadores das Aves vai fazer um protesto conjunto com os enrabadores de ovelhas e de bovinos junto ao ministério da agricultura de modo a que sejam tomadas medidas preventivas para evitar um caso semelhante ao do vírus da sida!

O presidente da associação apenas fez este breve comentário: "o ministro tem que tomar medidas rápidas! não queremos que isto se torne num caso como o daqueles pervertidos e nojentos que apanham sida em aventuras inconscientes!"

...mais desenvolvimentos logo que possível!

Searaman & Blinkboy

Grande Reportagem: A Problemática dos Indescartáveis

Grande Reportagem: A Problemática dos Indescartáveis

“Hoje na grande reportagem trazemo-vos uma questão problemática que já deverá ter afectado todos nós em determinadas alturas da vida. A problemática dos indescartáveis. E o que é um indescartável? ´

A todos vocês já aconteceu ir exorcizar os vossos demónios á casa de banho, e após o servicinho feito e as mãozinhas lavadas, deparam-se com uma situação flutuante e deveras embaraçosa.

Aparentemente um dos despojos resiste ás continuas descargas de água, e normalmente só damos conta da seriedade do problema á terceira descarga. O indescartável recusa incessantemente seguir a mesma via que os seus semelhantes. Esta situação em casa própria é trivial, mas em casa de desconhecidos a situação ganha contornos mais horripilantes.

Qual demónio que atenta a nossa alma e não desce aos infernos, subitamente vem-nos á cabeça que o indescartável ganhou consciência e luta desesperadamente pela sua vida. Mas para grandes males grandes remédios, usamos o piaçá e desfazemos o mafarrico de uma vez por todas sem dó nem piedade que nem selvagens.

E no final da batalha, apesar do nosso contentamento por o enbroglio ter finalmente acabado, vem-nos um pensamento á cabeça – um grito que ecoa das profundezas: - Papá...porquê!!...”

Searaman & Blinkboy
(texto criado para programa rádio GangBang)

terça-feira, outubro 18, 2005

Gestão de Fogos a La "The Sim's"

Grande Reportagem: Gestão de fogos a La “The Sim´s”

O país ardeu. Queimadas de há 15 ou menos anos voltaram a arder, por mão de criminosos desempregados e loucos, por mão de um churrasco de picanha, por mão do lançador de foguetes – que é o herói da freguesia, um braço a menos ou a própria morte são tratadas como um copo de vinho em penalty. A floresta que não ardeu, confinada a alguns arbustos deveria ser alvo de uma consagração especial: a ordem de torre e espada, ou da liberdade…

A novidade não é nenhuma, todo o verão e excepcionalmente na primavera o país arde, e no interior desertificado, povoado de pensionistas e cada vez mais despovoado de gente activa, vê nos bombeiros a sua única salvação.

A solução para apagar um fogo, é juntar-lhe água, e força braçal, muitas mangueiras de água, expelindo veneno aquífero como uma cobra, muita força braçal, serra acima e serra abaixo.

Mas agora um novo sistema promete revolucionar o combate e gestão de fogos, apenas com um simples click no rato. O projecto que se encontra a ser desenvolvido em laboratórios governamentais pode ser confundido com o jogo “The Sim´s”, mas não haja confusão, o conceito é quase o mesmo só que aplicado à realidade portuguesa sem rescaldo.

A ideia presente no “The Sim´s”, é gerir uma casa, alimentar pessoas, ser bom vizinho, fazer meninos, viver numa felicidade brutal. O investigadores governamentais decidiram aplicar o conceito com algumas alterações, agora, temos que gerir um país numa quase fusão termo nuclear, a partir de vários quartéis de bombeiros localizados de norte a sul de Portugal continental, mas não é só, é necessário gerir populações combatendo fogos por sua conta e risco, com furor combativo e um medo histérico de perder tudo; é necessário gerir ainda as acções da GNR, da protecção civil – e evitar que o presidente da câmara preste declarações à comunicação social – ; a televisão, também presente, não perdoa um bom incêndio, e instala-se a assistir no estúdio o retrocesso nacional.

Por enquanto ainda não sabemos se os incendiários satânicos vão ser incluídos nesta lista de personagens, por duas razões, a pena de morte foi abolida, e os mesmos não podem ser carbonizados pelo fogo que atearam; como são sempre libertados pela polícia judiciária, é irracional prende-los, dessa maneira é possível fazer o jogo menos pesado, aplicando aos incendiários um véu quase divino, quase fantasmagórico.

Mas o jogo tem ainda outras valências, se por acaso um fogo se descontrola é possível receber auxílio de outros países da EU. Existe ainda uma aplicação, em caso de uma total catástrofe: aparecerá no monitor, uma declaração do presidente da república e outra do governo, com o discurso oficial.

Quanto à promoção deste jogo, o mesmo estará à disposição em três formatos: o formato profissional, para todos os bombeiros, protecção civil, aviação, forças policiais, autarcas, ministros e órgãos governamentais; a segunda versão, formato público, estará à disposição do público em geral, a terceira versão, mais simplificada, estará apta para as crianças.

Segundo os peritos dos laboratórios, este jogo revolucionário deverá ser a arma final para exterminar os incêndios, e o último grito na tecnologia anti – pirómana, dando aos bombeiros a solução final para debelar os fogos; espera-se proximamente, em futuras versões que o jogo se torne tão sofisticado que a partir da sala de comando dos bombeiros seja possível extinguir os fogos, sem sair um único carro, e até ministros de férias na Tanzânia o poderão fazer enquanto observam babuínos que remexem as bagagens do jipe – isto é quando não houver mais nenhuma floresta, podemos salvar uma virtualmente, e com a hipótese de ser apenas um jogo…


Searaman & Blinkboy

Brevíssimo Significado deste Blog

Brevíssimo Significado deste Blog

Há pessoas que vivem toda a sua vida com um objectivo; para nós este Blog é mais um objectivo na vida. É muitíssimo mais fácil construir este Blog do que escrever e lançar um livro ressabido; colaborar – nem que seja a troco de nada, e muitas vezes de um pontapé pelo cu acima – num jornal; aparecer fugazmente na televisão, ou tentar uma incursão na rádio.

Quem não usou estes meios pode felizmente usar outros mais prosaicos como as paredes da casa de banho pública ou as paredes da rua; sugerindo-se aquelas que dizem “afixação proibida”.

Nós pautamos por usar este Blog, porque temos uma mensagem para passar, temos experiências, algumas delas, que ultrapassam os limites do onírico e demencial; com personagens de vulto e vultos que se movimentam nos bastidores que nenhum detective conseguirá achar.

Gostamos de ser do contra, palmear o bas fond e palrar um pouco, abusando, cortando na casaca – se bem que isso não seja realmente verdade –, escarafunchando um assunto e dando-lhe uma máscara irreal – pois não há nada melhor do que criar mitos, num mundo que os mata.

Podem até chamar-nos abutres; mas em nossa defesa aqui descreveremos o que ainda nos resta na memória, tentando desvendar as origens do nilhismo, lançando parábolas com o título de “A Grande Reportagem”, expondo fotografias ou até escrevendo sobre a saga pela qual passámos na Escola Superior de Educação de Bragança.


Os Bloggers

Searaman & Blinkboy