sábado, janeiro 06, 2007

Crónica do Demencial: Não Lactólicos Anónimos

Quatro pessoas em volta de uma mesa discutem os seus problemas de não consumo ou consumo deficiente de leite e alguns derivados. São três Não Lactólicos e um moderador Nilhoo.

Moderador Nilhoo: “- Muito bom dia a todos e sejam bem vindos uma vez mais ao grupo de apoio dos não lactlólicos de Setúbal. Quero desde já agradecer a vossa presença e coragem para dar a cara e discutir este grave problema que tanto incómodo tem dado ás vossas vidas e de tantas outras pessoas neste mundo. Vocês são pessoas de coragem. Quem quer ser o primeiro a partilhar o seu problema?”

1º Lactólico: “- A minha história é a minha história, e é mais como um testemunho do que se passa comigo. Pessoalmente não tenho nada contra o leite e sei que nem sequer tenho uma alergia, acho que é psicológico, ou culpa da minha educação.
Lá em casa sempre tive dificuldades terríveis em superar a barreira do pequeno-almoço com leite. É um ardor. De manhã se o leite está muito quente não consigo bebê-lo, e frio é impossível, mas quando está morninho, que é quando gosto mais dele, aparece aquela película de nata e resolvo deixar o leite no copo azedando e acabo a beber um copo de sumo de laranja, o que me deixa o esófago todo dorido e faz-me passar os trinta minutos seguintes a beber água. Quero acabar com este problema e é por isso que me juntei aos Não Lactólicos Anónimos. Eu quero beber leite! Quero ser normal!”

2ª Lactólico: “- Chamo-me Zé e tenho um comportamento desviante relacionado com o leite. De manhã quando acordo para tomar o pequeno-almoço, sei que está na hora do leite. Sei que o que me espera. Tenho medo. Tenho medo de todos os dias voltar a repetir o mesmo gesto. Só consigo beber o leite com a colher. No entanto como é um processo lento e como só gosto do leite morno, nunca consigo beber toda a caneca, porque ele esfria e aí é o horror.Eu gostava era de um dia vir a ser como a minha esposa que todas as noites quando vai para a cama devora com um enorme gosto a sua dose diária de leitinho quente que ela me pede para preparar... ”

Moderador Nilhoo: “- Parabéns pela coragem de partilhares o teu drama connosco, de não esconderes o teu nome e de te assumires. É um grande passo em frente.
E tu? Queres partilhar a tua história?”

3ª Lactólico: “ - Eu vou partilhar aqui com o grupo o meu problema. A sessão entrou nesta fase em que cada um partilha os seus segredos, e como das outras vezes oU saía mais cedo ou nunca me abria…agora tenho forças e vou contar o que se passa comigo. Apenas sou capaz de beber o meu leite duas vezes por semana no máximo, e se a minha mãezinha insistir sou capaz de bebericar mais meio copo. O meu problema é que nunca consigo ter tempo para o meu leite e opto por não beber nada, e correr depressa para o emprego. Lá também não há leite, apenas uma máquina de café e doces, e para ir à pastelaria mais próxima demoro 15 minutos só de ida e volta. Claro está que o meu patrão não me permite tal façanha para beber a minha insignificante dose e quando chego a casa já não tenho coragem de beber leite. Quero ser mais dependente e encontrar estratégias para melhorar esta insuficiência láctica.”

Moderador Nilhoo: " - Muito obrigado, Tareco, Rebeca e Miguel. Agora é chegado o momento de nos unirmos para a entre ajuda mutua. Façamos a Oração do Leite e depois de a terminarmos, mais fortes iremos beber um copo de leite ao vosso gosto para elevar o consumo e deitar abaixo todas as barreiras e inibições."

Oração do Leite

Por si só leite é simples
E nas gentes da simplicidade
Queremos voltar à idade
Em que complacentes
Bebíamos felicidade.

Queremos o cálcio que dás
Queremos correr…
Correr com as bolas
Ficarmos febris. Adormecer
Com direito a bolachas e leite.

Queremos leite para vencer
Pois o leite é o nosso maior amigo
Leite é poder no nosso peito
Só com leite podemos vencer.

Moderador Nilhoo: “- Então dou por terminado mais uma sessão. A todos um bom dia e para quem estiver interessado, o meu próximo grupo de ajuda é subordinado ao tema “Só consigo ler Camões com uma Lupa”."

(06/01/2007) Searaman & Blinkboy