terça-feira, outubro 02, 2007

Crónica do Demencial: Relato das primeiras horas de um recém desempregado


Searaman, um dos “animadores” do blog está oficialmente desempregado desde a tarde do dia 29 de Setembro. Mais precisamente desde as 15h44 minutos. Este seria um caso mais grave se o desempregado não tivesse tido a "sorte" de ter trabalhado durante os últimos dois anos, logo após o final da licenciatura. Menos grave, mas será que foram dois anos revestido de glória no mundo do trabalho? “Pelo menos não teve desempregado”, pensarão alguns, pois. Mas e agora?

E o que é que ele fez depois das 15h44 do dia 29 Setembro?

Para sermos correctos, tudo terminou com um grande almoço de trabalho, conhecido pelo vulgar humano por “tainada”. Das 13h00 ás 14h30 devorou-se um prato de peixe soberbo que parecia uma posta de carne mirandesa, depois uma suculenta carne acompanhada de batatas com sabor a laranja, e para terminar, a sobremesa e o café. Falta mencionar que as entradas davam para um almoço normal, com ovos de codorniz, patês de vários tipos e broa de Avintes, entre outras pequenezas…
Aliás, o pequeno pormenor do vinho aprimorou a refeição, tendo sido ingeridas 4 garrafas de tinto alentejano, de nome Monte Velho.
Depois de terminado o almoço, os convivas tiveram de fazer algum exercício arrumando inúmeros objectos de apoio para a última actividade na sede do projecto.
Das 15h44 em diante foi oportuno descansar, pois outro jantar (um aniversário) se avizinhava à noite… e depois uma ida para um bar de rock and roll em Matosinhos!
A noite termina ás 04h30 da manhã com a chegada de Searaman a casa, onde colocou a televisão a meio gás e depois acomoda-se à ideia de que era tempo de dormir.

Na manhã seguinte, com estatuto de desempregado, parte para uma visita ao Museu de Serralves. A viagem de autocarro propiciou-lhe uma agradável discussão entre adeptos do FC Porto e do Boavista FC, tudo porque uma inocente menina de 13 anos chamou pantera a um homem de meia idade vestido com o equipamento do clube da família Loureiro. De facto foi muito interessante ver os gentios a defrontarem-se. Um clima tipicamente tripeiro com pronuncia do norte, carago!
O resto do dia entra noutra velocidade, mais amena e sem animadas jantaradas pois tanta comida no organismo torna o corpo mole.

Em suma: nada mal o primeiro dia como recém desempregado, mas será que os próximos lhe repetirão as passadas? De agora em diante, é comportar-se como um "normal" licenciado no desemprego.

Antes de terminar, sentimos a necessidade de referir uma bizarra situação que aconteceu ao Searaman. Por mais estranho que pareça (ou talvez não), este atrasou-se pela primeira vez em dois anos e logo para um compromisso importante do projecto onde trabalhava, no ultimo dia de trabalho, onde surpreendentemente foi impossibilitado de falar na sessão de encerramento do projecto onde trabalhou, e na qual apresentou um estudo que demorou esses dois anos a fazer.

Falta de vergonha, de humildade, cansaço, distracção, castigo ou o inicio do tratamento para com um colega pré-desempregado?

2 comentários:

Maria do Consultório disse...

Emigrar, não? Cada vez penso mais nisso. Mas agora com as vendas do livro vão enriquecer e não há problema.
beijo

Anónimo disse...

bem puto, olha em frente, não vas agora amarrar a cabeça e quando deres por ela, ela a cabeça esta enfiada na bunda de um elefante ou pior estas a testar o ferro de um poste cuja lampada fundiu minutos antes de tu passares, bem é só azares.
Por isso é que eu digo para olhares em frente assim sempre vez a mosca que vem direitinha a ti para fazer uma biopsia aos teus pulmões... sei lá pá, desemprego, os gajos pagam diz que és cigano... se bem que, não precisas tu tens mesmo aspecto.
São meninos para te dar o rendimento minimo, mas se for preciso um empurão eu ajudo a atirar contigo... claro para a lista dos tipos que ganham dinheiro porque gostam de beber uns canecos, ou de coçar a micose em publico o dia inteiro, sim porque quem trabalha e têm o azar de ir parar ao desemprego esta tramado, só com um pouco de sorte é que vai receber alguns 30 por cento do ordenado... hehehe democracia socialista hehehehe... sorte Paulo, os empregos proliferam, até se vão bater para te contratar vais ver!!!!