sábado, abril 26, 2008

Crónica do Demencial: O Novo Acordo Ortográfico e o Assassínio da Língua Portuguesa


Só faltava mesmo o assassínio da língua portuguesa.

E assim mostramos o quão pequeninos somos quando queremos ser como os grandes. O recente acordo ortográfico para a língua portuguesa nos PALOP veio mostrar o rumo do pensamento político português. Portugal afinal é no Brasil.

Se o resto do mundo se tivesse a genial atitude de Portugal e tivesse que se adaptar para servir o país mais populoso, estaríamos todos agora a falar Chinês. E todos nós sabemos o quão triste seria o mundo sem expressões como "Pato com Lalanja", "Alloz e Gambas" ou "Lasga-me os collants".

Mas se repararmos bem na linha governamental e na sociedade portuguesa dos últimos 8 anos é fácil chegar a uma conclusão da razão de tal acto. E não é pela razão oficial apresentada! Já imaginaram se a Espanha e a Inglaterra alterassem a sua língua materna devido aos países latinos e os Estados Unidos? Seria ridículo não seria? Até porque é esse o nome das línguas: Espanhol e Inglês.

Mas como em tudo o resto, os portugueses querem ser pioneiros também no assassínio da sua própria língua. E porquê, perguntam vocês?
Muito simples:

Não é para beneficiar os interesses político-económico-geográficos do Brasil em detrimento dos restantes PALOP, como se diz por aí!

É o contínuo facilitismo para a nossa fabulosa geração de putos mimados!

A premissa seria um pouco como o seguinte:

Puto mimado: "- professora, escrevi mal estas palavras todas, realmente sou um aluno muito fraquinho..."

Professora preocupada: " - o quê?! nada disso! vocês não podem passar dificuldades! São perfeitos! A língua Portuguesa é que está mal! Espera um pouco que já se arranja uma solução, muda-se a língua!...e baixamos a dificuldade dos exames."

Foi mais ou menos isso que se passou.

E onde estão os Brasileiros no meio disto?

Os brasileiros limitaram-se a ser 65 milhões e a ter um domínio da língua portuguesa tão bom quanto o Cristiano Ronaldo a jogar ténis.

Mas não se preocupem, porque daqui a uns anos a expressão " cadê tu! ", entre outras, será tão portuguesa quanto o Fado ou o Benfica.


Nota: No ano de 2015, será assinado um novo Acordo Ortográfico onde, além de outras alterações, o "qu" será abolido em detrimento do "k" e passar-se-á a escrever"os" carro/garrafa/mano, etc...

Sem comentários: