sábado, maio 10, 2008

Crónica do Demencial: O Apito Final apitou e o F.C.Porto ganhou o jogo.

Manchete do jornal "O Jogo" de 10 de Maio 2008



15 anos de corrupção desportiva deram nisto.

Foi ontem dado a conhecer o resultado da investigação do processo "Apito Final" e o resultado em termos desportivos foram os seguintes:


Descida de Divisão para o Boavista - Acusado de coacção consumada sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados em 2003/04 – com Benfica, Belenenses e Académica –, o Boavista foi condenado com pena de despromoção à Liga de Honra e multa de 180 mil euros, em cúmulo jurídico, enquanto João Loureiro terá de cumprir quatro anos de suspensão, também por coacção na forma consumada, e pagar 25 mil euros de multa.;

Perda de 3 pontos para o União de Leiria - O presidente do U. Leiria, João Bartolomeu, foi suspenso por um ano e condenado a multa de quatro mil euros, enquanto a SAD leiriense foi multada em 40 mil euros. Em causa está o jogo com o Belenenses, na época de 2003/04, relativamente ao qual o emblema da cidade do Lis e o seu máximo dirigente eram acusados de corrupção na forma tentada. O U. Leiria perde ainda três pontos na classificação geral da Liga.;

Perda de 6 pontos para o F.C.Porto - Suspensão por dois anos para Pinto da Costa e multa de 10 mil euros; subtracção de seis pontos ao FC Porto na classificação da Liga e multa de 150 mil euros para a SAD azul e branca. Por corrupção tentada, relacionados com o FC Porto, resultaram ainda na suspensão dos árbitros Jacinto paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (ambos por dois anos e meio).;

A legislação desportiva portuguesa não tem contemplada quaisquer punições para casos desta envergadura, ou seja, esta somente preparada para fazer justiça à portuguesa.

Nem 15 anos de suspeitas visíveis com “Casos Calheiros” e afins serviram para preparar os regulamentos para punições exemplares!


“É bom não esquecer que a mais dura pena aplicada pela Comissão Disciplinar no âmbito do «apito final» teve como objecto um árbitro no activo.


Só entendendo a fragilidade dos regulamentos disciplinares (elaborados e aprovados por dirigentes...) se perceberá como pode um árbitro ser condenado por corrupção consumada e um dirigente por corrupção tentada.


Em toda esta história sempre houve um facto que, só por si, denuncia a forma como se relacionam alguns agentes fundamentais do futebol. Aquela visita de Augusto Duarte a casa de Pinto da Costa, confirmada pelo árbitro, dois dias antes de um jogo do F.C. Porto, é arrepiante.“


Pois é. Ao longo de todo este processo, as escutas telefónicas, tão explicitas quanto fáceis de entender nunca foram desmentidas pelos seus intervenientes.

O único comentário por parte dos envolvidos nas escutas foi de que essas seriam inconstitucionais. Muito bonito.

Ainda esta época o clube de futebol Os Belenenses perdeu 6 pontos por inadvertidamente ter utilizado um jogador que já tinha alinhado por outros dois clubes no mesmo ano (no Levante jogou 10 minutos) apesar do facto da Liga de Clubes e da Federação terem inscrito o jogador e passado as licenças necessárias para que o jogador em questão pudesse actuar na Bwin Liga.

Os mesmos perdidos pelo F.C.Porto.


E apesar dos ilícitos provados terem ocorrido na época de 2003/04, a perda de pontos foi efectuada na presente época, sem qualquer prejuízo para a parte culpada.

Dai o F.C.Porto não recorrer da sentença.


Presidente da CD da Liga: «Se não fossem os regulamentos no estado actual, quem perdeu pontos desceria de divisão»”


O circo continua.


Após os resultados da investigação, o Presidente do F.C.Porto fez uma conferência de Imprensa, onde além de fazer o papel de coitadinho, sublinhou o que acha que foi a superioridade da sua equipa tanto na época dos ilícitos, tanto na presente temporada.

Muito bem. É livre de dizer o que quer, até porque estão jornalistas na sala que o confrontarão sobre os factos ocorridos em 2003.


Terminado então o discurso, foi feita então a 1a questão:


“- Boa noite. Quem é que acha que quer acabar com o Pinto da Costa?”


GRANDE PERGUNTA!! EM VEZ DE O CONFRONTAR COM OS ACTOS PROVADOS DE CORRUPÇÃO DESPORTIVA, TRATAM-NO COMO UM COITADINHO QUE ESTÁ A SER ALVO DE UMA INJUSTIÇA!




Esta é a imprensa que temos em Portugal! E o festim continua! Como já devem ter percebido, a imagem inicial é a capa do Jornal “O Jogo” do dia seguinte à divulgação das sentenças.



É preciso dizer mais alguma coisa?

1 comentário:

Poeta disse...

Acredita friend, Portugal anda a fazer de bobo da corte...e mo que toca ao grande desporto rei, o futebol;), é um autêntico teatro de marionetes.
Bem que agora fala-se de o porto não ir a champions devido ao regulamento da uefa, a ver vamos se não lhes calha a sorte do Milan como no ano passado...hehehe.

esperanças, pedir que se resolva estas situações é pedir comida para todos no mundo...

grande abraço:)