terça-feira, novembro 15, 2005

Grande Reportagem: O que fazer aos seus Macacos do Nariz?!


Grande Reportagem: O que fazer aos seus Macacos do Nariz!?

Ainda se recordam de uma grande reportagem que descrevia as aventuras e desventuras do Homem face aos horripilantes indescartáveis? Hoje vamos falar de outro fenómeno que não tendo as mesmas características comportamentais que um indescartável – se torna também indesejável! Acreditem no que se segue!

É um hábito de uma específica fase da vida de qualquer ser humano, retirar com o dedo indicador, mas porque não outro, os macacos do nariz. Acontece que, quando somos miúdos, e como a criançada é ingénua – retiramos os mucos solidificados ou parcialmente do respectivo nariz, e limpamos o detrito aos cortinados de casa, do autocarro, á toalha da mesa, ao carro acabado de aspirar do papá. Assim semeamos colónias, desse estranho ser amarelo – esverdeado nos tampos das mais insuspeitas mesas, cadeiras e sofás!

É um fenómeno típico do Homem, pois responder a comichão no nariz, de uma maneira tão bizarra só é possível, graças ao traquejo anelar! E existem casos bem bizarros no que respeita ao que fazer com os macacos do nariz! Há exemplos que nos contavam – seguramente para não seguir as passadas de tão infeliz pessoa – havia uma história de um velho que retirava os macacos do nariz, fabricava uma bola de muco e depois ingeria a sujidade que o corpo expeliu pelas fossas nasais! E o mais incrível é que o sujeito respondia indignadíssimo, defendendo a sua bola de muco; dizia até o mesmo “ Os carranhos são meus, como-os, faço com eles o que quiser! - ”Magnifico! Esta pessoa reciclava constantemente a sua colecção de macacos e não gostava que o insultassem, os actos que praticava!

Mas afinal não só ás crianças sucede este estranho hábito que tende a desaparecer com a idade. Como, face a isto, é que a BBC não se resolveu a fazer um digno documentário sobre os macacos do nariz. E o Sir David Attembourgh, lembrou-se? Não! Prefere andar atrás de folhas e lianas na selva; mas nós lembrámo-nos!

Não estamos a ver outro animal a ter semelhante comportamento, por exemplo um cão ou um gato não enfiam a pata na narina e surripiam de lá o mucoso conteúdo! E um porco-espinho como se comportará! É mais que obvio que os espinhos são para defesa pessoal! Mas o que farão os chimpanzés ou os gorilas, já alguém os viu a inquirirem os caranhos, e fazendo bolas esverdeadas, construindo um brinquedo de falsa plasticina; não sabemos, mas lhe garantimos com desconfiança que o podem fazer, visto serem nossos parentes por assim dizer!

E o que fazer com os macacos do nariz? Aqui na grande reportagem mais do que conselhos milagrosos preferimos velar pela segurança, assim, siga á risca estas três grandes regras se tem semelhantes comportamentos!

1- Seja o máximo discreto a retirar as moncas – porque pode ser observado – se o for, mostre naturalidade, como se fosse conhecedor do que faz!

2- Em caso de não possuir um lenço e estiver aflito não implore á virgem, fungue com alguma força o conteúdo mucoso – á moda dos jogadores de futebol!

3- Em caso de retirar uma monca do nariz tenha o cuidado de não a deixar algures entre os dedos ou pelas mãos – os seus amigos vão rir certamente!

E assim vos deixamos, com um á parte: a verdadeira bola de muco deve ser amarelo – esverdeada e ganhar rapidamente uma consistência dura, depois de ter sido expelida do nariz – esta última é para aqueles que gostam de exibir as suas moncas aos amigos e fazer tiro ao alvo!

Searaman & Blinkboy
(texto criado para programa de rádio “GangBang”)

Sem comentários: