sábado, julho 21, 2007

Crónica do Demencial : O Fabuloso Mundo dos Títulos das Telenovelas Portuguesas



Todo o Tempo do Mundo, Jardins Proibidos, Olhos d’água, Nunca Digas Adeus, Saber Amar, O Teu Olhar, Fala-me de Amor, Dei-te Quase Tudo, Ninguém como Tu, Tu e Eu.

São títulos de músicas portuguesas? São. Mas também títulos de telenovelas portuguesas. Nota-se aqui um certo padrão. Aquando da criação de uma nova novela e na necessidade da criação de um título para a mesma, os directores e produtores viram-se para a jukebox nacional e fica o assunto resolvido.

Rui Veloso, Paulo Gonzo, Santos e Pecadores, Delfins, João Pedro Pais, André Sardet e agora Tony Carreira, são exemplos de artistas utilizados.

Foi precisamente devido a este último que nos fez escrever esta crónica. Se até agora somente as infindáveis repetições das músicas dos genéricos nos punham os nervos em franja, a escolha de uma música de Tony Carreira abre a caixa de pandora para uma vasta escolha de títulos e genéricos para futuras novelas.

Como na guerra e no amor vale tudo, no caso das telenovelas portuguesas essa máxima também se aplica, e seguindo a lógica corrente e tão bem demonstrada aquando do Festival da Eurovisão de 2007, é tempo de apostar em mercados diferentes!

Como aqui nas Crónicas gostamos de ajudar, damos uns valiosos conselhos para o que poderão ser os próximos títulos e genéricos das telenovelas portuguesas. Ora atentem:

“O Bacalhau quer Alho” – Saúl
Back to the Country” – José Cid
“ Na Minha Cama com Ela” – Mónica Sintra
“ Por isso Sai…” – Ágata
“ Amor desliga a televisão” – Micaela
“Dei-lhe mais uma ” – José Malhoa
“ Como o macaco gosta de banana” – José Cid
E para terminar…
“Imigrante, tem Cuidado” de Graciano Saga.

Pois é! Realmente ainda existe um vasto potencial ainda por explorar pelos nossos canais televisivos nacionais. E uma coisa garantimos, mesmo as pessoas que não gostam de telenovelas começariam pelo menos a tolerar os seus genéricos com sorrisos rasgados estampados nas faces.

Searaman & Blinkboy (21.07.07)

1 comentário:

Maria do Consultório disse...

Tu não te atrevas a dizer mal do Gracianito!
As lágrimas que eu derramei a ouvir a música do imigrante...resta saber se de tristeza ou de riso...