quinta-feira, dezembro 29, 2005

Crónicas Bissemanais - Os Manifestos A.P.A. - 1º Manifesto: Que Futuro?!

Crónicas Bissemanais – Os Manifestos APA

Introdução

Esta contribuição para todos vocês, que muito nos orgulha dá pelo nome de “Manifestos de APA”. Pelo menos foi assim que passaram a ser conhecidos por muitos elementos das várias turmas de APA e docentes, no ano lectivo de 2002, no segundo semestre desse fatídico ano em que a turma em que estavamos ficou privada na maior parte das disciplinas de professores. Desde já vos avisamos que não diremos quem é o seu autor para não estragar o imaginário de quem até tem os mesmos nas paredes de gabinetes.

Os “Manifestos de APA”, foram espalhados por vários locais da ESEB (provavelmente durante a noite), pelo que dispomos das cópias. No entanto contactámos com fontes próprias, que nos indicaram a existência de um sexto manifesto nunca publicado.Espero que gostem deste presente natalício. Iremos divulgar semanalmente e especialmente estas pérolas nas Crónicas Bissemanais, até porque o autor desta rubrica tem muito que fazer!

(28.12.05) Searaman


“Manifesto APA- Que futuro?!

Futuro, futuro sonho, futuro desejo, futuro pessimismo, futuro sociedade, futuro humanismo, futuro cão, futuro reprodução... futuro. Todas estas manifestações são antevisões do futuro do futuro.

A melhor maneira de não o prejudicar e não ser “anacrónico” futurista.Ouvimos todos os dias inúmeras opiniões tablóides, nesta PEQUENA NAU, que condenam o futuro, com a areia que nasce na inteligência.Supomos que algo bastante melhor brotasse da massa cinzenta.

É de pensamento, e com o pensamento que podemos sobrevoar o futuro. Há outro meio, se toda a ideia é uma imaginação.

Ora os modos de ver nesta NAU CATRINETA andam brilhantemente escurecidos. Ilações constantes com a constância do deita abaixo, revoltam quem lhes diz- “Porás os miolos a fumegar e as soluções surgem”- “Junta as peças do puzzle que tudo terá o justo significado”- “o regresso ao juízo é meio caminho andado”-Não podemos continuar a ter as opiniões suicidas que abominam e matam as estruturas do Curso.Discutir sim, mas só o essencial. Questões de poder NÃO, questões de hierarquia NÃO, questões de política NÃO, questões de regulamentos NÃO, questões provocativas NÃO. Há que mudar inocentemente os pontos de vista, com o risco de ruirmos todos com o nosso umbigo.

Questões organizativas SIM, questões metodológicas SIM, questões de pratica SIM, em questões de motivação, somente SIM.

Argumentar contra códigos catalisadores da burocracia e chamar a atenção são o passo decisivo para chamar a nós os créditos que merecemos.Não queremos passar despercebidos e minimizados a baixo de nada, não queremos também chamar os sentidos dos que dirigem só para nos. Mas somos nos os sacrificados da crise na ESEB.

Falta para o futuro recordar os avanços do passado. O Curso não existia atrás no tempo. Hoje é uma realidade. Cabe não tornar aziago o nosso futuro, por parte de todos os intervenientes neste IPB- não nos referimos unicamente á ESESB-; não nos destruam.

Existiram reuniões num passado recente- as quais em nada resultaram- devido á animalidade burocrata e a falta de responsabilidade de todos nos. Aqui o mea culpa.Existe neste Curso matéria humana que exerce actividades ligadas ao curso- e quem pensar pode recordar essas actividades- isso não quer dizer que todos o façam.

Continuaram os colegas a timonar a SUA NAVE ? Se ela sepulta está nos graves lodos do esquecimento- de si mesma- assim não nos pode valer?!

A falta de recursos humanos é a agonia da nossa motivação. Faltando um braço auxiliar, vivendo na inactividade, quase que á margem do ensino.Isto assim não e um Curso com futuro! Se pagamos propinas, queremos professores- que somente agora temos e tardiamente, com ignominia.

Queremos condições para assistir ás aulas, queremos um “ensino de qualidade”, publicitado aquando das manifestações- greve- exibição, de Outubro.

Parece que só nos evidentemente fomos esquecidos e remetidos para o PORÃO DA NAU.No passado pagamos as nossas propinas, no presente temos falta de docentes( ou serão doentes pois podem estar doentes estes docentes!).No futuro vai-se tudo repetir magnificamente!Não pode ser assim.

Isto assim não é um curso com futuro!”

(algures em 2003)

Pedimos desculpa, pelos erros, mas quisemos ser originais! E originais ao original.

Searaman

Sem comentários: